Programa

Palestrantes Convidados
 
Alessandro Jacoud | DEE/UFRJ 
Carmen Lúcia Tancredo Borges | COPPE/UFRJ 
Celina M. H. de Figueiredo | COPPE/UFRJ
Detang Zhou | IME/UFF
Edmundo Albuquerque de Souza e Silva | COPPE/UFRJ
Luerbio Faria | IME/UERJ
Raphael Machado | InMetro
Simone Dantas | IME/UFF
Sulamita Klein | COPPE/UFRJ
Telma Pará | ETEAB/FAETEC-RJ 
 
 
PROGRAMA
 
9:00 

- Abertura do Evento:

. Professora Andréa Reis Albino, Diretora Geral da ETEFEV/FAETEC-RJ

9:15 

- Palestra de Abertura: 

  Matemática Discreta e Combinatória

. Simone Dantas, IME/UFF e Telma ParáETEAB/FAETEC-RJ

 

- Sessão 1 

9:30 

Grafos Eulerianos e algumas Aplicações

. Sulamita Klein, COPPE/UFRJ

Muitos problemas reais podem ser modelados por grafos. Vamos exibir alguns exemplos de problemas que podem ser modelados por uma classe especial de grafos: os grafos eulerianos.

9:45 

Resolver ou verificar?

. Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, COPPE/UFRJ

``Resolver ou Verificar?'' é uma pergunta que vale um milhão de dólares. No ano 2000, o Instituto Clay para Matemática distinguiu sete problemas considerados centrais para o progresso da matemática, chamando-os de Os Problemas do Milênio. A solução de cada problema corresponde a um prêmio de um milhão de dólares. Um dos sete problemas selecionados é um problema de Teoria da Computação: existe pergunta cuja resposta pode ser verificada rapidamente mas cuja resposta requer muito tempo para ser encontrada? Esse Problema do Milênio, conhecido como P versus NP, é o problema central na área de Complexidade Computacional, onde tentamos classificar a dificuldade dos problemas de acordo com a eficiência das possíveis soluções através de algoritmos computacionais.

10:00 

A elegância das Contas

. Detang Zhou, IME/UFF

Contamos a historia da uma questão  no SAT do  1982 e explicamos a solução simplificada.

10:15 

Aprendizado de Máquina e Avaliação de Desempenho:                                O que esses termos significam e algumas aplicações práticas

. Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, COPPE/UFRJ

A área de Aprendizado de Máquina tem recebido muita atenção nos últimos anos, com inúmeras aplicações de sucesso em diversos campos da ciência. De uma forma geral, a área busca encontrar padrões em dados que possam ajudar na solução de um  problema.Por sua vez, a área de Avaliação de Desempenho tem fornecido a base  para o desenvolvimento de sistemas de computação, como a Internet, além de inúmeras técnicas computacionais. Tradicionalmente a Avaliação de Desempenhofoca no desenvolvimento de modelos que possam entender, por exemplo, os diversos compromissos existentes entre diferentes arquiteturas de sistemas. Nesta palestra ilustraremos algumas das aplicações dessas grandes áreas procurando mostrar também como ideias emanadas das duas áreas podem ser usadas no projeto de sistemas de computação.

 

10:30

Colorações Orientadas para Grafos Acíclicos Cúbicos

. Luerbio Faria, IME/UERJ

Nesta palestra definimos o problema da coloração orientada. Vamos mostrar que ele é de difícil computação mesmo quando o grafo é ao mesmo tempo: Planar, Com grau no máximo 3, Bipartido, e Acíclico. Mostramos uma conjectura do pesquisador francês: Sopena que diz que todo grafo com grau no máximo 3 é 7-colorível. E mostramos todas as nossas tentativas para provar a conjectura. Este trabalho é formado por resultados parciais da Tese de Doutorado de Hebert Coelho da Silva orientada por Luerbio Faria, Sulamita Klein e Sylvain Gravier.

 

10:45

 

 Intervalo

 

 

- Sessão 2

11:15 

O Sistema Elétrico Brasileiro: Características e Desafios

. Carmen Lúcia Tancredo Borges, COPPE/UFRJ

Os sistemas elétricos de potência compreendem a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e são responsáveis por levar a energia gerada até o consumidor. No Brasil, o sistema de transmissão e geração das diversas regiões geográficas é interligado, constituindo o SIN – Sistema Interligado Nacional. Além disso, a matriz de geração elétrica Brasileira é composta por fontes diversas de energia, tais como hidrelétrica, térmica, nuclear e eólica. Nessa palestra serão apresentadas as características do SIN e os desafios enfrentados para garantir um suprimento contínuo de energia ao consumidor sem risco de déficit, devido às dimensões continentais do sistema e às incertezas envolvidas na disponibilidade de energia.

11:30 

O que são Robôs?

. Alessandro Jacoud, DEE/UFRJ

Como funciona um robô? Quais as partes de um robô? Nesta apresentação os alunos poderão aprender sobre o universo da robótica, suas aplicações  e ainda como é o seu funcionamento básico. Teremos também a demonstraçãode alguns robôs.

 

11:45 

Criptografia, complexidade e matemática discreta

. Raphael Machado, InMetro

Apresentamos os conceitos fundamentais de criptografia e mostramos como esta importante ferramenta deSegurança da Informação baseia-se na Teoria da Complexidade Computacional e na Matemática Discreta. Ao final da palestra, apresentaremos áreas de trabalho e linhas de pesquisa relacionadas a Segurança da Informação. 

 

12:00 

 Encerramento